quarta-feira, 9 de abril de 2008

O meu Zéquinha lindo

Hoje quero fazer uma homenagem a uma pessoa para mim muito especial.
É por isso demasiado complicado escrever este post, porque sinto que é sempre pouco e aquém da realidade o que aqui posso escrever... ando a adiar este momento já há muito, por achar que o meu esforço não vai fazer jus à verdade.
Mas se nada escrever, também não me parece justo e defraudarei a minha vontade.
A verdade é que não consigo verbalizar, racionalizar ou sintetizar aquilo que sinto, que vivi em mais de vinte anos com ele, com a Alda e com a Lena... ou o que estas pessoas representam na minha vida.
Ele envelheceu comigo e eu cresci com ele, durante os primeiros e fundamentais anos da minha vida, naqueles anos que nos fazem pessoa.
Assistiu com a sua querida esposa, por casualidade, à boda de casamento dos meus pais e juntos, proporcionaram-me a irmã que os meus pais, teimosamente, se furtaram a oferecer-me.
Ele é especial para mim... mas é também uma pessoa, em si mesma, especial.
Chamava-lhe "o arranjador", o "meu segundo pai"... e ainda hoje sinto isso por dentro.
Ele...
...pintou quadros únicos e fabulosos, com uma originalidade, energia e força fora do comum, que eu muito admiro;
...ajudou-me, sempre, na escola com os meus desenhos de tpc, mesmo que não lhe apetecesse nada, nada, nada... nunca foi capaz de não me ajudar;
...desenhou e criou muitos dos meus fatos de carnaval (os mais giros, claro);
...ofereceu-me um desenho lindo feito por ele, de Alfama vista de cima, quando fiz 13 anos e aos meus pais um quadro incrível de uma caravela em alto mar com tempestade;
...fez presépios e àrvores de natal fantásticos que alimentavam os meus sonhos de criança e ultrapassavam sempre as minhas expectativas e fantasias;
...arranjou todos os aparelhos e electrodomésticos da casa dos meus pais e solucionou sempre todos os stress que levavam a minha mãe à aflição e ao desespero;
...construiu, remodelou, reconstruiu, criou e recriou mil e um objectos (candeeiros, cadeiras, portas de armário, aviões, carrinhos, helicópteros, jipes, sei lá...) que transformou em peças de arte incríveis;
...montou um laboratório de fotografia em casa e tirou-me mil e uma fotos em criança que agradeço e guardarei para sempre;
...e mais mil e uma coisas curiosas e únicas que só ele poderia ter dito ou feito.
Agora criou o seu blog. Tem também um site sobre modelismo.
Também colabora no blog do Batalhão de Artilharia 1914 da Guiné/Bissau.
Espreitem e verão algumas das maravilhas que aqui vos falei.
Para ti, Zéquinha lindo, um beijo enorme. Continua a lutar.

3 comentários:

José Justo disse...

Minha linda, tantas palavras amáveis no meu Blog. Já descobri a listagem de todos os Post para ver se há comentários. Todos os dias consigo uma nova engenhoca !! Vou incluir os meus quadros, para ver se ainda te lembras de algum!! Nem calculas como ainda estou depois de ler o que escreves-te sobre mim.
Garanto-te que irás ter uma surpresa. Beijocas

.....chá na rua disse...

Zéquinha lindo, mereces! Fico então à espera desses posts dos teus quadros... aposto que conheço todos! E quanto à tua surpresa: ui,ui. ;) Beijos.

Helena Justo - Terapia e Formação disse...

minha mana emprestada
só faltava eu acrescentar alguma coisinha a estas palavras.
como filha do meu pai agradeço-te a motivação que lhe deste; quanto a mim cá estarei como sempre...
da "mana" Lena