quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

3 em 1 grátis e lindo, à hora de almoço, a não perder!!



3 em 1 no Museu da Cidade, em Lisboa.
Tudo grátis e tudo muito bom.
Uma visita muito agradável que se pode fazer à hora do almoço e de metro.


1) Passeia nos maravilhosos jardins verdes e arranjados com fontes e com pavões do Museu da Cidade no Campo Grande, em Lisboa;
2) Vê no Pavilhão Branco do Museu, a exposição forte, muito bem feita e incrível sobre o abuso de poder sexual e civilizacional entre portugueses e africanos, nas colónias de escravos no Brasil no século XIX, todas as peças em miniatura que se encaixam em ovos e depois em mesas pintadas com frases do Padre António Viera, na exposição "Debret" do Vasco Araújo e por fim,
3) Vai descobrir os animais fabulosos e estrategicamente bem posicionados, tipo "caça ao tesouro" no jardim - agora baptizado de Jardim Bordallo Pinheiro e bem -, que fica ao lado do Pavilhão Branco, da Joana Vasconcelos.
Gostei imenso. Tudo pode ser feito na hora do almoço como eu fiz.
Queria apenas aqui deixar duas observações. Uma para a CML/MCidade e a outra à Joana Vasconcelos. Uma é uma queixa/repto. A outra é um comentário/sugestão.
À CML e Museu da Cidade: perdi-me à procura do Pavilhão Branco... e ainda por cima, começou a chover sem eu esperar e sem ter guarda-chuva... porque não colocar umas placas a indicar que o Pavilhão Preto é em frente e o Branco à esquerda, hein? O visitante agradeceria muito.
À Joana Vasconcelos: Joana, muitos parabéns! Sou sua fã desde que descobri a Ilha dos Amores no Museu da Electricidade. Mais uma vez, gostei imenso da sua exposição. Aliás, não fiquei surpreendida porque felizmente já nos habituou à qualidade, criatividade e originalidade dos seus trabalhos. Queria deixar-lhe aqui uma sugestão. Antes de entrar no jardim Bordallo, vi os pavões lindíssimoa cá fora, no jardim que fica em frente ao Pavilhão Branco e pensei que seria tão pertinente e giro se a Joana também fizesse uma estátua em porcelana de um pavão igual àqueles, em estilo Bordalo Pinheiro, no meio deles. Amei os gatos nos muros e as andorinhas tão portuguesas.
Obrigada a todos pela maravilhoso passeio de hora do almoço que me proporcionaram.
A não perder!

Sem comentários: