sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Aprender é viciante e compensa sempre


Agora ando outra vez na "escola" à 5ª, à 6ª e ao sábado... cursos diferentes e em escolas diferentes.
Custa-me um bocadinho mas sinto sempre que compensa.
Custa chegar a casa pelas onze da noite ou acordar ao sábado pelas nove da manhã. Mas compensa, porque saio das aulas sempre com a consciência que valeu a pena o esforço.
Ontem, graças ao meu curso de Direito na Cultura, com a Madalena Zenha, no Forum Dança, até conheci o Diogo Infante!
Ele é como eu imaginava. Fascinante. Tem muita pinta, inteligência, graça... e mil e uma histórias giras para contar.... sobre direitos de autor como actor -titular de direitos conexos - e agora do outro lado, como director artístico do Teatro Maria Matos e em colaboração com a EGEAC, na atribuição das remunerações pelos direitos de autor dos argumentistas das peças de teatro que lá estreiam.
Este curso está a ensinar-me a prática (que eu sempre desejei saber) de como ajudar os autores a proteger as suas "criações intelectuais, exteriorizadas de qualquer forma, do domínio literário, artístico e científico e desde que sejam originais" - repetimos todas as aulas esta oração no início.
Todos os direitos de autor e direitos conexos registam-se na IGAC, pelo próprio ou por advogado.
Logo, a S.P.A. não é obrigatória... é apenas uma sociedade de gestão colectiva dos direitos de autor dos autores e artistas, isto é, que gere em massa os direitos de todos aqueles que representa. Tem mais força mas já ouvi muito "ruído" sobre ela.
Em 2004/2005 já tinha feito na minha faculdade um estudo nesta àrea mas foi demasiado teórico.... saí desse curso com a noção que de facto, nada sabia sobre Direitos de Autor e Direitos Conexos e com a vontade de saber.
Graças à pressão de uma amiga para experimentar este curso no Forum Dança, conheci este curso e decidi experimentá-lo.
Estou muito contente por ter descoberto este novo mundo, prático e real.
Nem dou pelo tempo passar... quando olho para o relógio já são dez da noite... passam 4 horas num àpice! É pena o curso ser só no mês de Fevereiro....
Sinto-me fascinada por estar a entrar em contacto com o dia-a-dia jurídico dos criativos, na vertente prática dos seus direitos morais e patrimoniais como também na vertente humana, porque os meus colegas não são da minha àrea, são arquitectos, encenadores, produtores fonográficos, bailarinas e designers e todos os dias partilham as suas dúvidas e dificuldades.

Ainda muito tenho para aprender... por exemplo, ainda não sei bem o que são os creative commons, sei apenas que isso é a protecção do direito intelectual exclusivo do mundo intelectual virtual... a ver vamos.

1 comentário:

Patriarca disse...

Felicidades na aprendizagem.

Cumprimentos,