quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

"Expiação" e o estrago de um erro "inocente"



Ontem fui ver este filme Atonement, "Expiação" na tradução portuguesa.
Já tinha ouvido falar maravilhas como também tinha ouvido que não era "nada de especial", mas a verdade é que foi nomeado para melhor filme e melhor banda sonora original nos Globos de Ouro... fui tirar as teimas.
A Time Out também diz alguma coisa... mas cuidado para quem não viu e ainda quer ver, porque diz tudo.
Gostei muito desta segunda obra cinematográfica do jovem realizador do "Orgulho e Preconceito", Joe Wright bem como dos actores (Keira Knightley e James McAvoy), da fotografia e do argumento.
O que mais me assustou (e assusta) é que tudo aquilo podia (e pode) acontecer a qualquer um de nós.
Qualquer um de nós pode ser vítima de um erro "não censurável" alheio ou de acusação aparentemente "inocente" mas falsa, que pode ser o suficiente para destruir a nossa felicidade para sempre.
Também já fui vítima de julgamentos alheios públicos ou confessados, umas vezes com relativa lógica de fundamento, outras completamente infundados... mas até aqui tenho a convicção que essas cruéis condenações, não estragaram a minha felicidade... mas será isso controlável?
Nesta história, não foi... e o drama é que em princípio, não é.

Sem comentários: