quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

"Segue o teu destino", Fernando Pessoa


Segue o teu destino,
Rega as tuas plantas,
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
De árvores alheias.
A realidade
Sempre é mais ou menos
Do que nós queremos.
Só nós somos sempre
Iguais a nós-próprios.
Suave é viver só.
Grande e nobre é sempre
Viver simplesmente.
Deixa a dor nas aras
Como ex-voto aos deuses.
Vê de longe a vida.
Nunca a interrogues.
Ela nada pode
Dizer-te. A resposta
Está além dos deuses.
Mas serenamente
Imita o Olimpo
No teu coração.
Os deuses são deuses
Porque não se pensam.
Ricardo Reis

Fernando Pessoa é um mundo onde eu me perco e reconheço que ainda sou uma miúda, porque tenho quase tudo por descobrir ainda.

Em breve irei ver o "Turismo Infinito" de Ricardo Pais... estou a preparar-me.
Teatro D. Maria II - Sala Garrett - 11 de Jan a 26 de Jan 2008

P.S.: Para os curiosos em astrologia, descobri este mapa astral dele num site brasileiro.


Fernando Pessoa (13.6.1888, 15h20 - Lisboa, Portugal) expressa com bastante propriedade o arquétipo geminiano. O genial poeta não apenas criou para si diversos heterônimos, cada qual com uma personalidade poética e até mesmo um mapa natal próprios (Pessoa era um estudioso da Astrologia), como também deixou poemas que apenas um geminiano seria capaz de escrever. Fernando Pessoa tinha Sol, Vênus, Netuno e Plutão em Gêmeos.

Mas preferi fazê-lo de novo no programa habitual e gratuito que uso para a astrologia - http://www.astro.com/ - porque para mim, ali a leitura fica mais fácil.
Gostaria de convidar quem perceba um pouco de astrologia a arriscar a sua interpretação do mapa astral de Fernando Pessoa. É um desafio bem giro! Quanto tiver mais tempo, prometo acrescentar a minha interpretação.

6 comentários:

LuisElMau disse...

a peça é genial.
eu adorei.

não és miuda nenhuma, és uma mulher, uma grande mulher amiga, e Fernando Pessoa não existe para nos fazer sentir menos do que aquilo que somos, muito pelo contrário.
Eu leio Fernando Pessoa ao acaso, para me reconhecer, nas suas palavras geniais.

.....chá na rua disse...

:) Ena, Luis El Mau! Que privilégio o meu por ter recebido tamanho galanteio, assim em público e virtualmente para sempre Também gostei muito da peça, como previa. Fernando Pessoa é genial e Ricardo Pais também esteve muito bem. Beijos.

Anónimo disse...

Procuro o mapa de Pessoa faz algum tempo...fiquei muito feliz de vê-lo aqui. Obrigada!

Anónimo disse...

Olá!

Achei interessante este teu tópico, bom trabalho!

Sou um pouco curioso pela astrologia e tudo o que se possa entender por oculto ou espiritualidade, daí a minha curiosidade sobre o desafio para interpretar o mapa de Pessoa.

Já o fizeram?

Cumprimentos,
Bruno

.....chá na rua disse...

De nada, Palasatena! É para isso que partilhamos virtualente o conhecimento. ;)
Bruno, obrigada pelo elogio. Não quer arriscar a interpretar? ;)

LuisAmaral disse...

Pessoa In Memoriam


É na extensão das palavras
Que descreves teu tamanho
Na dimensão desta língua
Maquinas o teu engenho

Mestre de alma imortal
Pulverizas o teu eu
Desdobras-te, existencial
Afirmas o que pereceu

Dos sentimentos e mitos
De um povo/língua sentir
Fizestes teus os seus gritos
Assumiste seu porvir

Cantas angustias e medos
Em silogismos reversos
Em Pátria feita de enredos
Pária és... dos próprios versos

Sublime e existencial
Sobes à luz que verteste
Profundo... Mesmo abissal
Todo um futuro escreveste

Oculta, omissa ou distante
Tua voz p'ra sempre soa
Neste planeta de humanos
És simplesmente... Pessoa

Luís Amaral
2010_11_30
Celebrando os 75 anos da morte de Fernando Pessoa